A Comissão Europeia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram os sete finalistas que competirão pelo Prêmio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea 2022 – Prêmio Mies van der Rohe. A lista inclui cinco projetos na categoria Arquitetura e outros dois na categoria Arquitetura Emergente que são "modelos e referências para políticas urbanas locais". Os vencedores serão anunciados em abril deste ano e a cerimônia acontecerá em maio.
A lista de indicados incluía 532 projetos de 41 países construídos entre outubro de 2018 e abril de 2021 que "destacam as oportunidades e tendências da arquitetura atual no território europeu", com foco em inclusão social, sustentabilidade, circularidade e estética. No início do ano, a Comissão Europeia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram os 40 projetos pré-selecionados do prêmio.
A necessidade de atenção ao desenvolver o ambiente construído precisa ser comunicada amplamente ao público, claro, mas também às autoridades e àqueles que tomam as decisões. Mais do que nunca, precisamos comunicar o modo como queremos viver em nossas cidades e discuti-lo com as autoridades de forma transdisciplinar, incluindo o engajamento da comunidade e daqueles que projetarão os espaços. — Francesca Ferguson, jurada do prêmio, jornalista e curadora
Conheça os sete finalistas a seguir.
Categoria Arquitetura
85 Social Housing Units in Cornellà por peris+toral.arquitectes / Espanha
Frizz 23 por Deadline (Britta Jürgens + Matthew Griffin) / Alemanha
Railway Farm por Grand Huit e Melanie Drevet Paysagiste / França
Centro de Ensino da Kingston University por Grafton Architects / Reino Unido
Museu de Arte Contemporânea Z33 por Francesca Torzo / Bélgica
Categoria Arquitetura Emergente
Escola Enrico Fermi por BDR bureau / Itália
Edifício La Borda por Lacol / Espanha
O júri foi composto por Tatiana Bilbao, Francesca Ferguson, Mia Hägg, Triin Ojari, Georg Pendl, Spiros Pengas e Marcel Smets.